Localizada ao lado de um parque em São Paulo, esta casa se volta agora para o jardim.
Antes da reforma, a conexão da casa com a área externa era mais tímida, a sala tinha menos aberturas e a integração do estar com a edícula ao fundo não era fluida.
Nosso projeto mudou o layout da sala, aumentou o número de aberturas para o jardim, juntou a copa com a cozinha e integramos a nova cozinha com a sala de jantar, tendo como opção para o controle da abertura uma porta de correr.
A cozinha ganhou uma grande ilha central, que também faz o papel de copa. Na parede, concentramos as geladeiras, despensas e a área molhada. Na outra parede, a nova disposição possibilitou a abertura de uma grande porta de correr e o piso foi subsituido por um jardim, criando um pano de fundo verde para o ambiente e melhorando a entrada de luz na face menos privilegiada.
A edícula foi totalmente refeita, tendo com partido uma grande viga em aço corten atravessando todo o lote. A parte do gourmet recebeu uma cobertura metálica, a parte central uma pérgola em madeira e no trecho final a viga atravessa parte do jardim. O mesmo material da viga aparece no fechamento do volume que esconde a academia, vestiário e casa de máquinas.
No pavimento superior, o quarto de casal foi a área que sofreu a maior intervenção: reorganizado a área do quarto, closet e banheiro para ter uma melhor distribuição com o mínimo de circulação, otimizando o espaço. Além disso, fizemos a revisão geral dos revestimentos de todas as áreas molhadas, dando nova roupagem.
Dos materiais para a casa, focamos em uma base neutra com toques mais fortes de cores em alguns momentos pontuais, como a porta de entrada, a bancada do lavabo, o aparador da sala de jantar e a marcenaria da cozinha. As texturas entram para complementar esse jogo.