APARTAMENTO JP

Área:  430m²

Localização: São Paulo, SP

Ano: 2020

Fotografias: Evelyn Muller

Na reforma desse apartamento garden, nosso desafio era aumentar a integração entre os espaços internos e também com a área externa. O objetivo disso era trazer mais luz e o verde do jardim para dentro do apartamento.

Para atingir esse resultado, criamos uma nova cobertura em madeira ocupando parte do jardim e sob ela, a nova cozinha. Com isso, ela funciona como uma grande varanda especialmente quando as portas de vidro estão abertas, cercada de jardim dos 2 lados.

A antiga cozinha ocupava a área onde hoje está a sala de jantar. Com essa mudança, pudemos demolir todas as paredes deixando apenas os pilares existentes descascados no concreto bruto lixado. Sem essa interrupção, ganhamos luz pelos 2 lados da área social.

Como a planta original tinha muitos recortes, as paredes receberam uma textura, criando uma unidade entre os ambientes. O piso de madeira de demolição reforça esse conceito do rustico. No estar, um único móvel concentra os equipamentos do home, tv e a lareira, que está abrigada dentro de um nicho de corten.

No fundo do estar, uma outra marcenaria com o mesmo desenho do móvel da TV organiza uma área de home office, com uma mesa volante.

No jantar, um grande painel de marcenaria verde frisado esconde um louceiro.

No quarto do casal, aumentamos o vão da porta de correr que dá acesso ao jardim e mantivemos a predominância de materiais naturais e tons neutros. A escolha por móveis baixos cria a sensação do espaço ser maior.

O banho do casal ocupa a área onde antes era um quarto e virou uma verdadeira casa de banho integrada com o jardim. A variação de revestimentos e acabamentos em tons de cinza conferem um ar sofisticado ao banheiro. O box também pode ser usado como sauna e por isso fizemos um banco no mesmo material do piso. Na área da banheira, toda envidraçada, o piso com seixos soltos cria a sensação de estar em uma área externa.