APARTAMENTO SABIÁ

Área: 260 m²

Localização: São Paulo, SP

Ano: 2025

Fotografias: Evellyn Muller

Colaboração: Bruno Demasi Garcia

Localizado nos jardins, a reforma desse apartamento contou com a reestruturação total de todos os ambientes e o resgate mais próximo do layout original do edifício, projetado pelo arquiteto João Kon. 

Priorizamos a integração total dos ambientes com a demolição de barreiras e divisões existentes, alcançando um ambiente mais fluido e propondo um layout mais atual. Na planta, a parte da sala se organiza linearmente, com o estar ao centro (entre a galeria da entrada e a varanda), a sala intima de um lado e a sala de jantar do outro.

A galeria de entrada, parte mais central do apartamento, foi marcada pelo uso de um painel mais escuro de marcenaria, que mimetiza as portas de entrada, do lavado e da circulação intima, e tem em seu forro um espelho, que cria a sensação do espaço ser mais claro por refletir a claridade da varanda.

A cozinha se alinha com a sala de jantar, fazendo um L com a parte social, e foi dividida em copa gourmet, sempre integrada com o jantar, e outra parte da cozinha funcional. Elas podem ser separadas por uma porta camarão, possibilitando diferentes usos conforme os diferentes momentos da semana.

Na parte intima, reorganizamos os quartos para transformar todos em suítes, otimizar a circulação e criar áreas de rouparia e louceiro.

A descoberta de uma laje plana sem vigamento no estar nos levou a descascar todo o plano e, após tratamento da laje, deixá-la aparente em toda a área social. O piso em granito cria um contrapondo no plano oposto. O pilar em inox, forte presença no estar, foi revestido para cobrir um complemento em concreto necessário para proteger a ferragem que foi exposta em uma reforma anterior. 

Ao lado do pilar, uma grande jardineira serve de divisória entre os ambientes, proporcionando certa privacidade e trazendo o verde para dentro do apartamento. O planejamento em projeto garantiu um dreno no piso para captar a água da rega.

Dos materiais selecionados para o projeto, o granito predomina em pisos e bancadas como um contraponto ao concreto exposto, temos o destaque do pilar em inox e a presença de três tipos de madeira nos painéis e na marcenaria.

Para a seleção das peças de interiores, móveis antigos dos moradores foram mesclados com peças contemporâneas, criando um equilíbrio entre a história passada e a futura, que ainda será escrita.