Nessa reforma, nosso objetivo foi trazer luz para os ambientes e melhorar a integração com a área externa. A revisão da distribuição dos ambientes em planta trouxe um novo uso para os jardins e para o pátio interno.
Com a divisão antiga, a casa dava costas para o jardim ao fundo, era pouco integrada ao pátio interno e tinha uma ligação tímida com o jardim da frente. Com a nova posição da cozinha, ocupando uma parte central da casa, ela articula toda a área social e faz a integração do estar com a varanda.
A demolição da edícula liberou espaço para a criação de uma piscina, academia e sauna, dando um novo uso para o pátio do fundo, área com a melhor iluminação, e que antes era apenas um pátio de serviço.
A casa original tinha uma arquitetura pesada, fechada e com aberturas tímidas.
Em nossa leitura da casa, vimos que a volumetria poderia e deveria ser aproveitada, porém com uma nova paginação de aberturas e revestimentos, mudando a leitura dos volumes existentes.
Na reorganização do layout, jogamos para a face sul garagem, área de serviço, cozinha e usos menos prioritários e voltamos para a face norte o estar, parte da cozinha, varanda, piscina e quartos. Com isso, teremos o melhor aproveitamento da luz.
Para coroar essa nova disposição dos ambientes, optamos por revestimentos claros e delicados, porém com texturas e formatos marcados, explorando os diferentes planos.